Crie um programa de agilidade de I&O que vá além dos “negócios como de costume”.
Tendo se concentrado por tanto tempo em otimizações internas, muitos líderes de infraestrutura e operações de TI (I&O) criaram processos rígidos de infraestrutura e “pipelines” de serviço de tamanho único, o que significa que estão perdendo oportunidades para se tornarem mais ágeis.
“A maioria dos líderes de I&O está em organizações que ainda estão estruturadas em torno de domínios / silos de tecnologia tradicionais que não suportam adequadamente os requisitos mais recentes, como TI bimodal, negócios digitais e plataformas de negócios digitais“, diz Hank Marquis, diretor de pesquisa da Gartner. “Eles estão lutando para otimizar as operações de TI e identificar onde direcionar seus esforços de agilidade”.
O Gartner recomenda que os líderes de I&O sigam essas cinco etapas para criar uma organização de I&O ágil, de alto desempenho e alinhada aos negócios.
1 – Fixar-se na melhoria das transações de I&O com negócios e outras funções de TI
Concentre-se em melhorar suas transações comerciais e de TI de alto nível, a fim de estabelecer uma poderosa mentalidade de agilidade e inovação. Menos metas de melhoria de transação bem direcionadas podem oferecer mais sucesso mais rapidamente do que uma ampla seção transversal de iniciativas de melhoria de maturidade. Uma orientação de transação puxa processos, tecnologia e pessoas para o alinhamento dos negócios. Ao fazer com que as transações melhorem o objetivo, resultarão em processos e serviços aprimorados.
2 – Avalie sua capacidade atual
Avalie os recursos atuais de I&O para identificar possíveis obstáculos – e oportunidades – compreendendo o que você alcançou até o momento. Somente então os líderes de I&O podem planejar a transformação necessária. Foco em três áreas de avaliação – maturidade organizacional; satisfação do cliente; e envolvimento dos funcionários.
3 – Planeje fazer pequenas alterações
Planeje mudanças mais frequentes, porém menores, relacionadas à redução do “atrito das transações” para inspirar os patrocinadores executivos que podem ajudar a garantir que os planos de melhoria recebam a atenção e os recursos de que precisam. A comunicação em termos comerciais é fundamental para inspirar os patrocinadores. Os líderes de I&O devem definir metas de melhoria de tamanho razoável e permanecer flexíveis, porque as melhorias ocorrem de forma oportunista e incremental, em vez de todas de uma vez.
4 – Execute e valide suas tarefas de foco
Um dos maiores inibidores para a execução bem-sucedida do plano pode estar superestimando o que pode ser realizado no prazo estabelecido. É essencial mostrar que a melhoria está acontecendo e que isso se traduz em maior valor para os negócios. Executando tarefas que terão um impacto real e perceptível (por exemplo, concentrando-se na melhoria de transações), o plano de melhoria pode ganhar impulso e se beneficiar do suporte adicional dos membros da equipe de I&O e de outras partes interessadas.
5 – Tornar a melhoria contínua
Para alcançar e sustentar operações ágeis, a avaliação periódica e a melhoria contínua devem se tornar parte da cultura da organização. Semestralmente ou até trimestralmente, a reavaliação de domínios específicos é uma prática recomendada durante a melhoria. As organizações mais bem-sucedidas se concentram em algumas tarefas diretamente relacionadas às transações com usuários e clientes, as entregam, identificam o próximo conjunto e continuam melhorando.