O que olhar e para onde olhar quando buscamos por novas tecnologias?
Uma pergunta aparentemente simples de ser respondida, entretanto, em um universo com tantas possibilidades, onde na maioria das vezes lidamos com questões críticas que requerem um alto valor de investimento por parte das organizações, como determinar qual solução terá melhor aderência aos nossos negócios?
Se levássemos em consideração apenas o aspecto técnico, já teríamos uma série de atributos para iniciarmos uma análise em torno de uma determinada solução, mas ainda há o aspecto do negócio, que muitas vezes não é bem compreendido pela área técnica e vise-versa.
Fundado por Gideon Gartner há algumas décadas, o Gartner, empresa de consultoria ligada a CIO’s e outros executivos da área de TI, que vem prestando um serviço importante para mais de 15000 associados espalhados pelo do mundo, com o objetivo de prover aos gestores das empresas, insights confiáveis e notas estratégicas a respeito de todos os departamentos de uma organização utilizando pesquisas, consultoria e conferencias.
A maioria das pessoas conhece o Gartner e seu brilhante termo de marketing, O Quadrante Mágico. É aí que o Gartner classifica os produtos das empresas em um eixo X / Y. O eixo X é a “integridade da visão” e o eixo Y é a “capacidade de executar”. Essa classificação é, obviamente, baseada no feedback dos clientes, opiniões e experiências de várias coisas que um determinado produto faz no Mercado. Em outras palavras, é a percepção desse produto por seus clientes. Toda a sua metodologia é explicada aqui.
De outro lado temos uma empresa chamada NSS Labs que mede o desempenho de fornecedores concorrentes e os mantém em ambiente de laboratório. Os relatórios de teste do NSS Labs foram projetados para enfrentar os desafios enfrentados pelos profissionais de segurança corporativa e de TI na seleção e gerenciamento de produtos de segurança. O escopo desta metodologia específica inclui:
- Eficácia de segurança
- Performance
- Estabilidade e confiabilidade
- Total cost of ownership (TCO)